Você está procurando por um guia para aprender mais sobre arte e conhecer sobre as pinturas mais famosas do Brasil?
A sua procura acaba agora! Pois, nesse artigo iremos apresentar para você, as pinturas de arte mais conhecidas e admiradas no Brasil e o no mundo.
E conhecer grandes pintores que fizeram história e outros que continuam a criar obras primas.
Então, continue a leitura e fique sabendo mais sobre este assunto.

Pinturas mais famosas do Brasil: Artistas brasileiros importantes e suas contribuições

Em meados da década de vinte, o Brasil entrou em um importante movimento histórico nesta época, chamado Movimento Modernista.
O Movimento Modernista foi o auge da pintura no país, onde foram consagrados grandes pintores e obras de arte que ficaram para a história.
Os principais temas envolviam paisagens e pessoas humildes, juntamente com influencias do Expressionismo, Cubismo e o Futurismo em estilos estéticos culturais.
Alguns pintores importantes para o Movimento Modernista e um pouco depois de seu auge foram:
• Tarsila do Amaral;
• Anita Malfatti;
• Di Cavalcante;
• Lasar Segall;
• Cândido Portinari;
Cada um deles apresentavam técnicas diferentes e únicas que transmitiam artes abstratas e concretas.
Vale lembrar que foram muitos artistas de várias regiões diferentes do Brasil, e que atualmente também existe uma grande diversidade de ótimos pintores espalhados pelo país.

Quais as pinturas mais famosas do Brasil?

As pinturas mais famosas do Brasil possuem além de belezas e sentidos únicos, a história e cultura do Brasil retratada em artes.
A obra de arte “Baile Popular” feita pelo pintor Di Cavalcante, mostra um cotidiano bem comum entre vários brasileiros.
A pintura retrata uma festa com um grupo de pessoas de classe média-baixa que não possuem tanto dinheiro, mas se divertem ao som de música e dançam alegremente.
Nesta arte também é possível observar o “gingado” brasileiro combinado com a sensualidade tropical em seu aspecto. A sua influência vai do Expressionismo até o Cubismo.
A obra “Abaporu” é conhecida como uma clássica pintura do Modernismo brasileiro e um dos quadros brasileiros mais importantes pelos críticos.
Esta pintura foi feita pela pintora Tarsila do Amaral em 1928, onde ela retrata muitas ideias e críticas a respeitos de classes de trabalhados e da sociedade.
Em suas cores, é possível observar o direcionamento de ideia direto com o Brasil por conta das cores: verde, amarelo e azul.
“Operários” também pintado por Tarsila do Amaral em 1933 é uma obra incrível que apresenta vários aspectos sociais em sua influência.
Os detalhes apresentam vários fatores importantes neste quadro, como, os rostos sobrepostos e expressões cansadas.
Nele também se encontram mulheres e homens de diferentes cores e traços, que ao todo, acabam se tornando a massificação do trabalho operário com aspectos cansados e tristes.
A obra de arte “O Mestiço” feita por Cândido Portinari em 1934, foi pintada a óleo sobre tela, e nesta arte mostra um personagem trabalhando no campo, especificamente em uma lavoura de café.
Por se tratar de uma obra bidimensional e figurativa, “O Mestiço” compõe com uma imagem de um homem mestiço mulato e com aparência forte. Esta obra carrega em grande expressionismo as suas cores.

O Movimento Modernista foi importantíssimo para a história brasileira e muitos acreditam que foi o auge para as pinturas no Brasil.
Neste movimento, incríveis pinturas foram criadas e grandes artistas ganharam renome no Brasil e no mundo todo.
São muitas as pinturas mais famosas do Brasil, e todas elas apresentam características e belezas únicas que fazer da arte brasileira uma das mais admiradas no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *